Recomendação aos Espíritas

Censo IBGE 2010

Em breve, o IBGE fará o censo demográfico em todo o Brasil.
Essa pesquisa levanta informações importantes sobre os cidadãos que serão úteis para os Governos, as Empresas, as Entidades e as Universidades planejarem estudos e ações para o futuro do nosso país. As respostas dadas são confidenciais e sigilosas.

Uma das perguntas feitas pelo IBGE no recenseamento é com relação à Religião dos brasileiros.

Aproveitamos para lembrar que o termo mais apropriado para designar nossa doutrina é Espiritismo, conforme orientação no primeiro livro da codificação da doutrina: "O Livro dos Espíritos".
Os adeptos do Espiritismo buscam pautar sua compreensão de vida pelos ensinamentos deixados por Espíritos Superiores, coordenados pelo Espírito da Verdade. Estes ensinamentos foram organizados em livros básicos pelo codificador Allan Kardec.
O termo "Kardecista" foi criado depois, e não é o mais correto porque induz que esta seja uma obra pessoal de Kardec e, como vimos, ela foi obra dos Espíritos.

Porém, para os pesquisadores do IBGE, a pergunta "Qual é a sua religião ou culto?" poderá ser respondida de diversas formas e muitas alternativas poderão ser relacionadas a uma mesma opção.
Segundo informações da FEB (Federação Espírita Brasileira), no caso da Religião Espiritismo, poderá ser respondido Allan Kardec, Kardecismo, Kardecista, Centro Espírita, Doutrina Espírita, Espírita e Espiritismo, entre outras. Todas estas alternativas serão ligadas ao "código 610", conforme o anexo do IBGE que pode ser consultado neste link postado pela FEB.

Mais informações sobre o censo 2010: www.censo2010.ibge.gov.br/

Abraços fraternos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo! Este é o espaço para você interagir conosco e esperamos o seu comentário. Agradecemos o contato!! Se preferir, pode nos enviar uma mensagem por e-mail: abeeld@ig.com.br